Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Diferenças entre sistemas de arquivos NTFS e EXT

Neste post, tentaremos explicar de forma simples e resumida, os sistemas de arquivos NTFS e o EXT3 e EXT4.
O que é um sistema de arquivos?
Não é possível gravar dados em um HD ou Pendrive sem um sistema de arquivos, que é, basicamente, uma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e guardados em mídias. Através do sistema de arquivos, é que se determina o espaço utilizado no disco, além de ser o método que permite gerenciar como partes de um arquivo podem ficar "espalhadas" no dispositivo de armazenamento. Um outro detalhe importante: É o sistema de arquivos que determina como arquivos podem ser gravados, copiados, alterados, nomeados e até apagados. Ou seja, resumindo, toda e qualquer manipulação de dados numa mídia necessita de um sistema de arquivos para que essas ações sejam possíveis. Se não houver estrutura de armazenamento e manipulação, é impossível gravar dados.

NTFS
É o sistema de arquivos usado por padrão a partir do Windows XP. Ele oferece muitas melhorias sobre o antigo FAT32, e suporta o uso de partições maiores. Até recentemente, não existia suporte de escrita em partições NTFS no Linux, o que dificultava a vida de quem usava os dois sistemas em dual-boot, mas isso foi solucionado com o NTFS-3G, que é usado por padrão na maioria das distribuições atuais.

EXT3
Com o release estável em 2001, sucessor do EXT2, o EXT3 suporta o uso de journaling, que permite que o sistema de arquivos mantenha um relatório de todas as operações e possa ser recuperado muito rapidamente em caso de pane, ou quando o PC é desligado à força. Ele também é um dos sistemas de arquivos mais rápidos e oferece uma boa segurança contra perda de dados.

EXT4
Teve seu release estável em 2008, atualmente é o sistema de arquivos usado por padrão em praticamente todas as distribuições Linux atuais. Sucessor do EXT3, ele incorpora diversas melhorias, incluindo um novo sistema de alocação de espaço, que reduz a fragmentação dos arquivos, melhorias no desempenho e suporte a arquivos de até 16TB (contra o máximo de 2TB do EXT3). Sua velocidade de transferência é muito boa, mas isso não depende apenas do sistema de arquivos, mas também das especificações de hardware, sistema operacional, kernel e outras dependências.

Segue abaixo uma tabela com uma comparação básica entre estes três sistemas de arquivos:

Fontes de Consulta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário